EDUARDO
MONTEIRO
PIANISTA
EDUARDO
MONTEIRO
PIANISTA
Considerado um dos maiores expoentes do cenário pianístico brasileiro, o carioca Eduardo Monteiro teve seu talento reconhecido internacionalmente desde jovem. Em 1989 recebeu, por unanimidade, o 1o lugar no Concurso Internacional de Piano de Colônia, Alemanha, além do prêmio de melhor intérprete de Beethoven. Foi laureado, também, nos concursos de Dublin, em 1991 e Santander, em 1992.
Foi solista das principais orquestras do Brasil e de renomadas orquestras do exterior, incluindo as Filarmônicas de São Petersburgo, de Moscou, de Munique, de Bremen, a Orquestra de Câmara de Viena, a Sinfônica de Novosibirsky, a Orquestra da Rádio e Televisão Espanhola. Apresentou-se com os principais Maestros do país e com regentes como Yuri Temirkanov, Mariss Jansons, Dimitri Kitayenko, Philippe Entremont, Arnold Katz.
Seu abrangente repertório tem como uma de suas principais características um refinado critério de escolha, demonstrando especial interesse pela música brasileira, cujas interpretações são consideradas referência por seu grau de excelência. Em sua discografia destaca-se o CD Piano Music of Brazil, gravado pelo selo inglês Meridian Records e lançado em recital no Wigmore Hall de Londres, em 2007. Este trabalho obteve críticas extremamente elogiosas em conceituadas revistas especializadas internacionais.
Eduardo Monteiro ocupa um lugar de destaque no panorama da formação pianística no país. É vice-diretor da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde é professor de piano do Departamento de Música. Seus alunos conquistaram numerosas premiações em concursos no Brasil e no exterior, com destaque para o 1o prêmio no 25o Concurso Internacional de Piano Clara Haskil na Suíça, em 2013.
Um dos mais atuantes pianistas brasileiros, o carioca Eduardo Monteiro é reconhecido pela crítica como um dos maiores expoentes do cenário pianístico nacional.
Compartilhou sua música com platéias exigentes em importantes palcos do Brasil e do mundo, como o Wigmore Hall de Londres, Grande Sala do Conservatório Tchaikovsky de Moscou, Philharmonie de Colônia, Gasteig de Munique, Sala Verdi de Milão, Liceo de Barcelona, Auditório Nacional de Madrid, National Concert Hall de Dublin, Opera House da Universidade de Houston e Jordan Hall de Boston.
Dentre os Maestros com os quais se apresentou destacam-se: Yuri Temirkanov, Mariss Jansons, Dimitri Kitayenko, Philippe Entremont, Arnold Katz, Sergiu Comisiona, Emil Tabakov, Kirk Trevor, Asher Fisch, Isaac Karabitchevsky, John Neschling, Roberto Minczuk, Fábio Mechetti, Roberto Tibiriçá e Eleazar de Carvalho.
Foi solista das principais orquestras do país e de renomadas orquestras do exterior, incluindo Filarmônica de São Petersburgo, Filarmônica de Moscou, Filarmônica de Munique, Orquestra de Câmara de Viena, Sinfônica de Novosibirsky, Orquestra da Rádio e Televisão Espanhola, Sinfônica Nacional da Irlanda e Filarmônica de Bremen.
Já participou de programas e realizou gravações para a Bayerischer Rundfunk, NDR, WDR, Rundfunk Hessincher, Süddeustcher Rundfunk (Alemanha), BBC (Inglaterra), RTE (Irlanda), Netherlands Radio, Radio New Zealand, France Musique, Texas Public Radio, Radio Canada e Rádio Cultura.
É frequentemente requisitado para ministrar aulas e realizar concertos em importantes festivais, como Campos do Jordão, Texas Music Festival e Folle Journée do Rio de Janeiro, tendo realizado concerto de abertura nesses dois últimos.
Criou e dirigiu a série Piano Solo, que se realizou na Sala Cecília Meireles do Rio de Janeiro e no Teatro Municipal e Sala Promon de São Paulo. Esta série promoveu o encontro de solistas consagrados como Nelson Freire, Cristina Ortiz e Diana Kacso e o próprio Eduardo Monteiro com jovens talentos que se apresentaram na abertura de cada concerto.
Seu primeiro CD Eduardo Monteiro - piano, foi gravado durante o aclamado recital realizado no Teatro Cultura Artística de São Paulo, em 2005, em comemoração aos dez anos da Revista Concerto. Dois anos depois, o CD Piano Music of Brazil, pelo selo inglês Meridian Records, foi lançado, com recital no Wigmore Hall de Londres, tendo merecido críticas elogiosas nas mais conceituadas revistas especializadas internacionais. Em 2010, participou da série Piano: uma história de 300 anos, que foi lançada em DVD no ano seguinte, pelo selo SESC. Em 2013, gravou mais um CD, dedicado à obra de música de câmera de Henrique Oswald, com a colaboração do Ensemble São Paulo.
Ainda muito jovem, conquistou as principais premiações de piano no Brasil. No exterior, alcançou, por unanimidade, o primeiro lugar no III Concurso Internacional de Piano de Colônia, Alemanha, em 1989, obtendo também o prêmio de “Melhor Intérprete de Beethoven” por sua versão do Concerto n° 4. Foi laureado ainda no II Concurso Internacional de piano de Dublin, Irlanda, em 1991, e no ano seguinte, no IX Concurso Internacional de Piano de Santander, Espanha. Foi agraciado por duas vezes consecutivas com o prêmio Carlos Gomes de Música (2004 e 2005).
Sua sólida formação foi adquirida através de estudos em diferentes países. No Brasil concluiu o Bacharelado em 1987 e o Mestrado em 1993 na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro; na França obteve o título de Doutor em Musicologia pela Universidade de Paris IV – Sorbonne, em 2000, e aperfeiçoou-se com o pianista Dominique Merlet; na Itália, durante a temporada de 1996-97 foi um dos cinco pianistas selecionados no mundo pela Fondazione Internazionale per il Pianoforte, no Lago de Como, para trabalhar sob a orientação de músicos como Alexis Weissemberg, Leon Fleisher, Dmitri Bashkirov, Fou Ts’ong, Karl-Ulrich Schnabel, Rosalyn Turek e Charles Rosen; e finalmente, nos Estados Unidos, obteve em 2002 o Artist Diploma do New England Conservatory of Music de Boston, na classe de Wha-Kyung Byun.
Em 2002, tornou-se Professor Doutor de piano do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde desenvolve um notável trabalho de formação com jovens pianistas. Desde então, seus alunos conquistaram dezenas de importantes premiações em concursos no país e no exterior, com destaque para Cristian Budu, que obteve o primeiro prêmio no 25o Concurso Internacional de Piano Clara Haskil, na Suíça.
Entre 2008 e 2010 integrou a Câmara Consultiva de Música do Conselho Estadual de Cultura de São Paulo. Em 2012 tornou-se chefe do Departamento de Música da ECA e atualmente é Vice-Diretor da Escola de Comunicações e Artes da USP.
Logo se tornou óbvio que as palavras ‘excepcional do começo ao fim’ qualificariam o evento daquela noite (...) Havia um ardor na performance que evidenciava as qualidades expressivas e o caráter musical de cada obra. (...) seu bis finalmente trouxe a casa ‘a baixo’. (…) As duas performances de Liszt me lembraram Arrau e Brendel dos anos 1960-70.Bill Newman, Music and Vision, Inglaterra
O CD Piano Music of Brazil para o selo Meridian complementa lindamente a apresentação ao vivo de Eduardo no Wigmore Hall.Bill Newman, Record Box, Inglaterra
Em Piano Music of Brazil, álbum lançado no Reino Unido, Eduardo Monteiro faz um brilhante panorama de nossa produção para piano do século XX. (...) Essas obras já apareceram em disco, mas soam aqui quase como primeiras gravações, tamanho o salto de qualidade que ganham nas mãos de Monteiro, um pianista que combina agilidade, potência, requinte na produção do som, meticulosidade para detalhes e extremo bom gosto no uso dos pedais. (...) Convicção aqui não falta. (...) Monteiro trata os compositores brasileiros com a mesma seriedade com que aborda, digamos, Beethoven e Debussy, e, em vez dos registros apressados e descuidados com os quais esse repertório é periodicamente massacrado, oferece leituras sérias e aprofundadas das partituras. (...) as Cartas Celestes estabelecem um novo paradigma de excelência para a interpretação de música contemporânea brasileira.Irineu Franco Perpétuo, Folha de São Paulo, Brasil
Este recheado CD [Piano Music of Brazil] é uma impressionante realização deste jovem pianista brasileiro extremamente talentoso, do qual tanto já se ouviu falar em aclamações através da crítica. Tudo sobre esse CD é de primeira classe – a escolha do repertório (…); a maneira de tocar engajada e fluente, cheia de estilo e caráter expresso; a qualidade de som e a apresentação geral – de forma que, embora para muitos ouvintes algumas dessas peças não sejam familiares, a excelência da produção garante a melhor recomendação. Aguardamos ansiosamente ver Eduardo Monteiro no Reino Unido muito em breve.Alexander Leonard, Musical Opinion, Inglaterra
(...) ele cativou completamente seu público, que o ovacionou, pedindo por mais ao fim do concerto. Murray McLachlan,
Em seu recital no Wigmore Hall, (...) Eduardo Monteiro apresentou performances incisivas de duas das maiores obras do repertório: as Sonatas Appasionata, de Beethoven, e Dante, de Liszt.Christopher Follett, Musical Opinion, Inglaterra
O CD Piano Music of Brazil é um belo cartão de visitas internacional para um grande pianista brasileiro. Clóvis Marques, Opinião e Notícia, Brasil
Piano Music of Brazil é um atraente panorama da música brasileira para piano do século XX.Philip Clark, International Piano, Inglaterra
Trata-se de um prazeroso lançamento (...). O pianista Eduardo Monteiro está em casa, e mostra-se confiante tanto em termos técnicos quanto interpretativos.James Manheim, Allmusic, Inglaterra
(…) Monteiro demonstra sua enorme familiaridade com o refinado idioma do compositor no CD Música de Câmara - Henrique Oswald, (…) o disco traz algumas miniaturas deliciosas de ouvir, mas seu maior atrativo, evidentemente, são as obras de fôlego: o Quinteto para piano e cordas Op. 18 e o Quarteto para piano e cordas Op. 26. Esse último recebe uma execução especialmente matizada, (…) [Oswald é] um compositor que o Brasil precisa finalmente assumir como seu, como o pianista e professor Eduardo Monteiro nos demonstra em sua eloquente aula de piano em formato de CD.Irineu Franco Perpétuo, Site da Revista Concerto, Brasil
Eduardo Monteiro, o mago por detrás de tantos jovens talentos emergentes do piano brasileiro.Irineu Franco Perpétuo, Site da Revista Concerto, Brasil
Em Piano Music of Brazil (...) Monteiro interpreta todo o programa com finesse. Guy Richards, Gramophone, Inglaterra
O convidado de hoje na Grande Sala do Conservatório de Moscou [...] se mostrou muito mais interessante do que outros nomes efusivamente anunciados na mídia. Anna Urmantseva, Cultural News, Rússia
Nas mãos de Eduardo Monteiro, o Concerto n. 3 de Beethoven ganha interpretação tecnicamente irrepreensível, sempre concentrada (...); sua Sonata Appassionata, na Sala Cecília Meireles, começa a se abrir ao imponderável do sentimento humano.João Luiz Sampaio, O Estado de São Paulo, Brasil
Auspiciosa performance do pianista carioca Eduardo Monteiro, sob todos os aspectos brilhante, neste concerto de abertura da Temporada 2012, na série “Allegro” no palco do Grande Teatro do Palácio das Artes.Carlos Buzelin, Hoje em Dia, Belo Horizonte, Brasil
O ponto forte do festival são os solistas. Monteiro brilhou no Concerto n. 3 de Beethoven, e no dia seguinte com as Sonatas Appassionata e op. 109, com temperamento 100% beethoveniano.Eduardo Fradkin, O Globo, Brasil
A Orquestra (...) Sinfônica Nacional da UFF (...) teve como solista o impecável Eduardo Monteiro.Eduardo Fradkin, O Globo, Brasil
Eduardo Monteiro, no auge da maturidade, fez (...) uma leitura 'affettuosa' (...) do 'Allegro affettuoso' do concerto de Schumann.João Marcos Coelho, O Estado de São Paulo, Brasil
(...) a clareza da articulação e o toque preciso do pianista se somam a leituras inteligentes e equilibradas de um repertório que, entre dois mundos, leva ao piano os coloridos do folclore e da música popular.João Luiz Sampaio, O Estado de São Paulo, Brasil
Eduardo Monteiro fez uma ousada e simpática apresentação oral de suas obras (...) exibindo os pontos de vista de um estudioso que vai além das teclas.Fillipe Trizotto, Aguarrás, Brasil
Constitui de fato um regalo ouvir Eduardo Monteiro nesta peça concertante de Henrique Oswald, pois o resultado é um matizamento incessante do discurso instrumental e uma vivificação da expressividade.Carlos Dantas, Tribuna da Imprensa, Brasil
Pude comprovar as qualidades de busca de Monteiro quando ele levou a música ao limiar de sua dramaticidade, antes que ela se transformasse em um episódio de beleza encantadora. (...) uma performance maravilhosamente refinada. Um belíssimo recital.David Alker, Musical Opinion, Inglaterra
Graças a Monteiro, o tempo pareceu voar, tão absorvente foi a experiência. (...) O mais impressionante de tudo foi a performance da oitava Sonata de Prokofieff. (...) Foi uma bela performance de um artista que eu gostaria muito de ouvir outras vezes.Colin Clark,, Seen&Heard, Inglaterra
(...) magicamente musical (...). Há uma espécie de “arte de fazer arte” em sua maneira de tocar que é extremamente cativante.Ian Fox, The Sunday Tribune, Irlanda
Sua interpretação do terceiro de Prokofieff foi magistral em estilo e espírito, viva, com sonoridade potente sem nenhum esforço, e ainda límpida onde necessário, demonstrando compreensão da fina ironia presente no último movimento.Mary MacGoris, Irish Independent, Irlanda
Sua performance do 3° Concerto de Prokofieff levantou a plateia.Alain Lompech, Le Monde, França
(...) um daqueles casos raros em que se tem “pele de concertista” (...) Monteiro é um desses poucos e tem o poder de sensibilizar o público através da epiderme, fazendo com que o espectador viva a música com ele, em uma espécie de comunhão. Esse é um dom muito especial (...)Albert Mallofré, La Vanguardia, Espanha
(...) este pianista extraiu um timbre especialmente delicado e melancólico, muito pouco habitual (...) talvez a sonoridade da intraduzível “saudade”.E. Cuesta, Diário de Burgos, Espanha
(...) um pianista que tem muito a dizer.Ricardo Hontañon, El diario Montañes, Espanha
As ovações calorosas e sinceras (...) foram o justo reconhecimento de sua convincente musicalidade e seu completo domínio técnico do instrumento, tanto no campo do virtuosismo, como no controle do som.Rene Brenes, La Prensa, Panamá
Brilhante o recital do pianista Eduardo Monteiro (...)Mariza Manzano, El Norte de Castilla, Espanha
Execução tecnicamente brilhante e musicalmente encantada (...) soberbo, tanto em termos sonoros quanto estruturais.Annete Hüls, Westdeutsche Allgemeine, Alemanha
Monteiro brindou-nos com a sutileza de sonoridades mágicas, técnica brilhante e poesia (...)Lilian Ortis, Rheinische Post, Alemanha
(...) estilisticamente soberbo, um belo pianista que possui a compreensão do som e da cor segundo a grande tradição (...)Dame Ruth Railton, DBE, FRAM, FRCM, FTLC,
Além de um extraordinário pianista, Eduardo é um musicista de invulgar talento e sensibilidade.Nelson Freire,
Sua personalidade musical é calorosa, persuasiva e comunicativa. Seu pianismo é do mais alto nível e ele é capaz de dar vida a uma ideia musical com grande facilidade. O que torna isso possível é um domínio técnico excepcional e um ouvido que procura sem cessar a cor mais apropriada (...) sem dúvida uma inteligência musical (...) Eduardo Monteiro é um artista de distinção. Patrícia Zander,
(...) um artista de real estatura. Seu som é rico e variado e ele toca com grande poesia (...) Em meu trabalho (...) eu escuto muitos pianistas. E eu fico feliz em atestar que Monteiro pertence à escala superior do talento pianístico.Anthony Fogg, Diretor Artístico, Boston Symphony Orchestra,
Nas minhas Cartas Celestes no. 1, de 1974, Eduardo Monteiro ultrapassou o limite do piano, criando situações sonoras de alta vertigem e dando ao pianismo uma nova visão de suas possibilidades limitadas, tornando-o ilimitado (...) Eduardo Monteiro é um grande artista, completo, possuidor de todas as qualidades que o fazem único, personel.Almeida Prado,
Monteiro apresentou uma versão extremamente madura do 3° Concerto de Prokofieff, (...) indo do sarcástico ao lírico, do drama à poesia, (...) sempre com refinado espírito e imaginação viva (...)Antônio Hernandes, O Globo, Brasil
Prokofieff - Concerto n. 3
Teatro Municipal de São Paulo
Orquestra Filarmônica de São Petesburgo - Yuri Temirkanov, regente - Yuri Te
Schumann - Concerto
Palácio das Artes, Belo Horizonte
Orquestra Sinfônica de Minas Gerais - Roberto Tibiriçá, regente
Ravel - Gaspard de la Nuit
National Concert Hall, Dublin
Franck - Prelúdio, Coral e Fuga
National Concert Hall, Dublin
Grieg - Concerto
Teatro Municipal de São Paulo
Orquestra de Câmera da USP - Gil Jardim, regente
Beethoven - Variações Diabelli, op. 120
Boston
Wagner/Liszt - Morte de Isolda
Teatro Municipal de São Paulo
Villa-Lobos - Impressões Seresteiras
Palácio das Artes, Belo Horizonte
Liszt - Balada n. 2
TVE, Rio de Janeiro
Brahms - Concerto n. 1
Teatro Tobias Barreto, Sergipe
Orquestra Sinfônica de Sergipe - Guilherme Mannis, regente
F. Mignone - Sonata n. 1 - I Moderato
Palácio Pamphilj, Roma
PIANO MUSIC OF BRAZIL
Eduardo Monteiro traça neste álbum um breve panorama do repertório pianístico brasileiro através de obras significativas de compositores do períodos romântico: Leopoldo Miguez; nacionalista: Francisco Mignone, Lorenzo Fernandez e Heitor Villa Lobos; e contemporâneo: Almeida Prado e Cláudio Santoro. As leituras apresentadas neste CD são primorosas e referenciais, tendo obtido críticas extremamente elogiosas em revistas musicais e jornais como: Folha de São Paulo, Gramophone, International Piano, Musical Opinion, Allmusic, Music and Vision.
Lançado em 2007, pelo selo inglês Meridian Records.
Francisco Mignone
Sonata no. 1
1. I Moderato (4:57)
2. II Andantino, quasi Allegretto (4:42)
3. III Moderato (3:17)
Heitor Villa-Lobos
4. Impressões Seresteiras (6:28)
5. Saudades das Selvas Brasileiras: I. Animado (2:03)
6. Saudades das Selvas Brasileiras: II. Un Poco Animado (3:35)
7. Hommage à Chopin: I. Nocturne (2:47)
8. Hommage à Chopin: II. Ballade (4:24)
Oscar Lorenzo Fernandez
9. Três Estudos em forma de sonatina, Op. 62: I. Allegro con brio (3:55)
10. Três Estudos em forma de sonatina, Op. 62: II. Moderato (3:34)
11. Três Estudos em forma de sonatina, Op. 62: III. Allegro scherzoso (2:17)
Leopoldo Miguez
12. Nocturno, Op. 10 (4:49)
Marlos Nobre
13. Tango (4:23)
Cláudio Santoro
14. Prelúdio no. 1: Lento Expressivo (2:00)
15. Prelúdio no. 2: Andante - Cantabile (1:18)
16. Prelúdio no. 3: Lento Expressivo (1:12)
17. Prelúdio no. 12: Andante Expressivo (1:03)
José Antonio de Almeida Prado
18. Cartas Celestes, Vol. 1 (18:52)
MÚSICA DE CÂMARA - HENRIQUE OSWALD
Este álbum reúne algumas das peças mais significativas da obra camerística de Henrique Oswald, um dos mais expressivos compositores brasileiros, cuja produção vem obtendo, nos últimos anos, o devido reconhecimento. Com a colaboração do Ensemble São Paulo – Betina Stegmann e Nelson Rios (violinos), Marcelo Jaffé (viola) e Robert Suetholz (violoncelo) – Eduardo Monteiro interpreta o Quinteto op. 18, o Quarteto op. 26, o Piccolo Trio, a Elegia e o Canto Elegíaco. O trio apresentado neste CD recebeu cuidadosa revisão musicológica e é a primeira gravação mundial da peça. Henrique Oswald foi tema da tese de doutorado realizada por Eduardo Monteiro, na Universidade de Paris IV – Sorbonne.
Lançado em 2013, pelo selo LAMI do Departamento de Música da ECA-USP.
Quinteto, op. 18 (1895)
1. I Allegro moderato (9:14)
2. II Scherzo Prestissimo (4:17)
3. III Molto Adagio (7:06)
4. IV Molto Allegro (7:28)
Quarteto, op. 26 (1898)
5. I Allegro moderato (7:08)
6. II Andante con moto (tema com variações) (8 :19)
7. III Prestissimo (2 :29)
8. IV Romanza - Adagio (2 :54)
9. V Molto allegro (6 :25)
10. Piccolo Trio para violino, violoncelo e piano (4:47)
11. Elegia para violoncelo and piano (4:11)
12. Canto Elegíaco para violino e piano (3:01)
EDUARDO MONTEIRO - PIANO
Este álbum é o registro do recital de comemoração dos dez anos da Revista Concerto, realizado no Teatro Cultura Artística de São Paulo, em 2005. A gravação inclui obras referenciais do repertório pianístico, como a Sonata op. 57, Appassionata, de Beethoven, e a Sonata Dante, de Liszt. Debussy, Villa-Lobos e Wagner completam a seleção de peças deste CD.
Lançado em 2005, pela Revista Concerto.
Ludwig van Beethoven
Sonata n. 23, em fá menor, op. 57 "Appassionata"
1. I Allegro assai (9:52)
2. II Andante con moto (6:15)
3. III Presto (7:37)
Claude Debussy
4. Voiles (3:46)
5. Cathèdrale Engloutie (6:00)
6. Ce qu’a vu le vent d’Ouest (3:30)
Franz Liszt
7. Après une Lecture du Dante (Fantasia quasi Sonata) (17:48)
Richard Wagner/ Franz Liszt
8. Isolde Liebestod from Tristan und Isolde (6:58)
Heitor Villa-Lobos
9. Ballade (Hommage à Chopin) (4:17)
LEOPOLDO MIGUEZ E HENRIQUE OSWALD
Neste álbum, lançado pela Fundação Universitária José Bonifácio, em 2003, Eduardo Monteiro interpreta o Andante com Variações para piano e orquestra, de Henrique Oswald, sob a regência de André Cardoso, acompanhado pela Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ. Esta obra foi composta em 1918 e estreada em Paris, em 1926, na Salle Gaveau, tendo ao piano a ex-aluna do compositor Maria Antônia de Castro, com a regência de Gabriel Pierné à frente da Orchestre Colonne. Henrique Oswald foi tema da tese de doutorado realizada por Eduardo Monteiro, na Universidade de Paris IV – Sorbonne. Para a execução dessa peça, o pianista empreendeu uma revisão e edição da partitura, tendo como base sete manuscritos, incluindo autógrafos e cópias. A partitura resultante deste trabalho foi editada pela Academia Brasileira de Música.
Este álbum contém:
Leopoldo Miguéz
Suíte à Antiga, op. 25
- I Prelúdio (4:03)
- II Sarabanda (5:01)
- III Gavota (1:47)
- IV Ária (6:32)
- V Double (3:47)
- VI Giga (4:19)
- Chanson d’une jeune fille, op. 24 (3:28)
- Sylvia – Elegia para cordas, op. 22 (7:51)
Henrique Oswald
- En rêve (3:54)
- Andante com variações para piano e orquestra (10:50)
PIANO – UMA HISTÓRIA DE 300 ANOS
Este DVD retrata a história do instrumento mais popular dos últimos trezentos anos, o piano. De sua criação, por Bartolomeo Cristofori em 1711, em Florença, e seu desenvolvimento até suas transformações atuais, incluindo os teclados eletrônicos. Com apresentação de João Marcos Coelho, o vídeo traz excertos de concertos com Rosana Lanzelote, Eduardo Monteiro, Maria José Carrasqueira e André Mehmari. Além do documentário, o material contém o áudio integral das apresentações realizados no SESC Consolação e um livreto de 80 páginas sobre o tema. Coube a Eduardo Monteiro o concerto dedicado aos autores do período clássico, em que executa a Fantasia em Ré menor, K.397, de Mozart, a Sonata em Fá Maior, Hob. XVI:23, de Haydn, a Sonata no. 30, op. 109, em Mi Maior, de Beethoven, além do primeiro movimento do Concerto no 1, op. 15, de Brahms em versão para dois pianos, com acompanhamento de Paulo Henrique Almeida.
MÚSICA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA - VOL. 2: EDINO KRIEGER
Este álbum acompanha o segundo volume de uma publicação realizada pelo Centro Cultural São Paulo e Discoteca Oneyda Alvarenga, sob coordenação de Francisco Coelho. O projeto consiste na edição e gravação de obras de alguns dos mais significativos compositores contemporâneos brasileiros. Este segundo volume é dedicado à obra de Edino Krieger e inclui a revisão musicológica da peça Três Estudos Intervalares, realizada por Eduardo Monteiro, que também registrou sua interpretação no CD anexo.Este álbum acompanha o segundo volume de uma publicação realizada pelo Centro Cultural São Paulo e Discoteca Oneyda Alvarenga, sob coordenação de Francisco Coelho. O projeto consiste na edição e gravação de obras de alguns dos mais significativos compositores contemporâneos brasileiros. Este segundo volume é dedicado à obra de Edino Krieger e inclui a revisão musicológica da peça Três Estudos Intervalares, realizada por Eduardo Monteiro, que também registrou sua interpretação no CD anexo.